CONFRARIA GASTRONÓMICA DO BACALHAU - Apartado 85, 3834-909 ÍLHAVO - PORTUGAL

Início
Confraria Gastronómica do Bacalhau
Festival do Bacalhau 2015
Assembleia Geral da n/ Confraria realizou-se ontem, dia 8, no Hotel de Ílhavo com a presença da maioria dos Confrades. Aprovação de contas e do relatório da Direção e eleição do novos Corpos Sociais foram os pontos de ordem de trabalhos após a refeição que teve como ementa:Pataniscas, bolos de bacalhau, carinhas fritas e feijoada de samos, como entradas, seguindo-se sopa de peixe, Bacalhau Dávila e sobremesa. O Confrade e Presidente da A.G., Ribau Esteves abriu a sessão seguindo-se apresentação do relatório e contas pelo Grão Mestre João Madalena, documentos que foram aprovados por unanimidade. Até ao momento do inicio da sessão não foi presente nenhuma lista candidata tendo o Grão Mestre cessante lembrando que já era tempo dos mais novos começarem a pensar a dirigirem a Confraria, mas como "ninguém avançou", voltou a candidatar-se com novos elementos cuja lista foi eleita por unanimidade. O Confrade Vasco propôs um voto de louvor à Direção anterior o que foi aceite com palmas por todos os presentes. No final brindou-se aos novos Corpos Sociais tendo João Madalena apelada ao apoio de todos aos novos elementos da Direção.
Corpos Sociais
Grão Mestre Conselheiro - José Agostinho Ribau Esteves
Mestres Conselheiros - Rui Dias e Vasco Fernando F. Lagarto
Direção
Grão Mestre - João Manuel João Madalena
Vice Mestre - José José-Paulo Vieira da Silva
Mestre Cerimonial -Hugo Coelho
Mestre Capitular - José Alberto Pequeno
Mestre Ecónomo - Agostinho Felizardo
Conselho Fiscal
Grão Mestre Ecónomo - António Pinho

Mestres Ecónomos - Sérgio Pericão e Eduardo Conde

 

CGB-Festival-2015

 

Nota de Imprensa - CGB e CMI - Festival do Bacalhau

 

 

Confraria Gastronómica do Bacalhau prova e aprova Bacalhau Assado na Brasa em conserva

 

Com a presença do Grão Mestre João Madalena, acompanhado por elementos da Direcção da Confraria Gastronómica do Bacalhau e do cozinheiro Jorge Pinhão, decorreu na empresa transformadora do "fiel amigo", Liporfir, a apresentação à Confraria do - Bacalhau na Brasa em conserva.

 

Liporfir-072015-2

 

João da Madalena deu nota da importância do produto, pois “apresenta uma mudança significativa de paradigma, fazendo com que o tecido empresarial passe a assentar a oferta na procura e necessidade de mercado, inovando no formato e aportando a qualidade exigida atualmente”.


O ritmo de vida e a escassez de tempo fazem com que as famílias não despendam muito esforço na elaboração diária das refeições, promovendo comida rápida em detrimento da mais tradicional, sendo esta uma excelente oferta que permite colmatar as lacunas nesse sentido, referiram os responsáveis da Liporfir. No que concerne ao produto, os sabores e os ingredientes estão todos na receita, é possível apreciar a qualidade da posta do bacalhau, o azeite, alho e a cebola. As propostas de elaboração dos pratos ficam à imaginação de cada um. Jorge Pinhão, Confrade de Honra e Chef da Confraria do Bacalhau, durante a apresentação, elaborou uma salada com Bacalhau na Brasa em conserva, grão de bico e pimentos que corporiza e atesta a versatilidade da oferta.

 

Liporfir-072015-1


O selo de garantia de qualidade da Confraria Gastronómica do Bacalhau foi, naturalmente, atribuído ao produto, devendo todo o ecossistema do bacalhau regozijar-se pela inovação, criatividade e oferta de mais um formato de apresentação do fiel amigo e, pela oportunidade de proporcionar além-mar um dos grandes Sabores de Portugal.

Novas ementas em conserva já estão em estudo, como bacalhau com feijão-frade, feijoada de samos, línguas de bacalhau e ovas de bacalhau, prevendo-se o seu lançamento até ao final de 2015.


A Liporfir, tem instalações na Zona Industrial da Mota - Ílhavo e a sua história começa em 1994 como entreposto comercial de compra e venda de bacalhau. Em 1996 com a aquisição de uma seca torna-se numa empresa de transformação e, uma referencia de qualidade a nível nacional. Caras, línguas, badanas, bochechas, lombos, samos e bacalhau seco inteiro são produtos oriundos da Islândia e Noruega sempre com o selo de qualidade!

 

 

Confraria em Capítulo na Bélgica


No passado dia 27 de Junho a nossa Confraria esteve no XXX Capítulo da Confraria dos Cogumelos de Folx-les-Caves na Bélgica, através do Confrade Frederico Martins e que foi igualmente entronizado como Companheiro de Honra, desta Confraria.

O Capítulo decorreu nas grutas onde são produzidos estes deliciosos cogumelos, seguindo-se o tradicional jantar.

 

Folx-les-Caves-2015-1

 

Desfile até à gruta de produção dos cogumelos em Folx-les-Caves

 

Folx-les-Caves-2015-2

 

Cogumelos que são oferecidos aos novos confrades e companheiros da Confraria, são da produção de 2015 e recheados com carne e assados no forno.

 

Folx-les-Caves-2015-3

 

Após cerimónia de Entronização e foto com o Grão-Mestre da Confraria

 

Folx-les-Caves-2015-4

 

 

Confraria da RTP

 

A nossa Confraria esteve no programa do Herman José na RTP1, para apresentar juntamente com o Vereador da Cultura Câmara de Ílhavo, o Festival do Bacalhau 2015.


O video pode ser visto AQUI

 

 

Reunião Mensal de Junho

 

Com a presença da maioria dos Confrades, a Confraria Gastronómica do Bacalhau realizou a reunião mensal de Junho no restaurante D. Coutinho (Malhada) Ílhavo que foi presidida pelo Grão-Mestre João Madalena acompanhado pelos restantes elementos responsáveis da instituição tendo apresentado as actividades da Confraria, com destaque para a presença na Feira do Vinho e da Vinha de Anadia onde o Confrade Luís Leitão pode mostrar os seus dotes de cozinheiro num "show-cooking" acompanhado por Jorge Pinhão. O Confrade Miguel Monteiro foi o "mágico de serviço".

 

Mensal_Junho_1


Também para a presença no Hotel Mélia, no encerramento dum encontro internacional realizado pela Região Aveiro/Polis onde apresentaram Feijoada de Samos e Pataniscas e a promoção do Festival do Bacalhau, a decorrer de 12 a 16 Agosto, em Vigo aquando da chegada do Creoula, e na RTP1, foram outros assuntos tratados na reunião mensal.

 

Mensal_Junho_2

 

A ementa apresentado por Alexandre Amarante foi composta por, pataniscas, bolos de bacalhau, bacalhau confitado com broa, de Vale de Ílhavo, em cama de batata alourada. Abacaxi, leite-creme torrado com canela e acompanhar vinho da Quinta Ribeira de Lodões (Douro superior) e vinho verde da Quinta Simães (Borges).

 

Mensal_Junho_3

 

Mensal_Junho_4

 

Mensal_Junho_5

 

 

Reunião Mensal de Maio

 

A Reunião de Maio da nossa Confraria foi no Restaurante Barra Mar na praia da Barra com um pôr-do-sol deslumbrante e um mar calmo.

 

2015-Mensal-Maio-1


Presentes a maioria dos Confrades, foram tratados os seguintes assuntos entre outros, a situação da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e a demissão de algumas Confrarias dessa Direção, a presença da nossa Confraria em diversos Capítulos e o próximo evento em parceria com a Confraria dos Enófilos da Bairrada.

 

2015-Mensal-Maio-2


Foram também apresentados os Folhados de S. Salvador, produto de folhados de bacalhau da autoria do pasteleiro Jorge Santos da Pastelaria Santos de Ílhavo.

Por unanimidade, o novo produto à base de bacalhau teve o "sim" e o trabalho deste pasteleiro foi aclamado por todos os Confrades, sendo que a sua comercialização ao público será feita após algumas "retificações" de pormenor.

 

2015-Mensal-Maio-3


Parabéns ao proprietário do Barra Mar pelo serviço e pelas ementas apresentadas.

 

2015-Mensal-Maio-4

 

 

Folhados de São Salvador

 

Com a presença dos Confrades, João Madalena, José Pequeno, Zé Paulo e Hugo Coelho, foram presentes na Pastelaria Santos em Ílhavo, um novo produto à base de bacalhau, denominado Folhados S. Salvador.


2015-Folhado-1

 

Esta "criação" foi feita pelo Pasteleiro Jorge Santos que aceitando o desafio do Presidente da Junta de Freguesia de S. Salvador (Ílhavo), João Campolargo, para apresentar "um doce regional" apresentou um folhado de bacalhau que, segundo a Direção da Confraria Gastronómica do Bacalhau, é um produto de qualidade.


Jorge Santos é proprietário da pastelaria Santos em Ilhavo há cerca de 1 ano, tendo já desenvolvido a sua atividade em Mortágua, Gafanha da Nazaré e Viseu. O mesmo estará presente na reunião mensal (Maio) da Confraria.

 

2015-Folhado-2

 

 

Confraria no VIII Capítulo da Confraria Gastronómica do Pinhal do Rei - Leiria

 

A nossa Confraria esteve presente no VIII Capítulo da Confraria Gastronómica do Pinhal do Rei - Leiria, através dos Confrades Frederico Martins e Pedro Simões.


Após o farto pequeno-almoço, onde se pôde degustar Lentriscas, Leitão Assado da região e as famosas Morcelas de Arroz, seguiu-se o desfile e Cerimónia Capitular.

 

2015-Maio-Leiria-1

 

2015-Maio-Leiria-2

 

Após a Cerimónia Capitular, seguiu-se um churrasquinho e almoço, onde já não pode faltar o Bacalhau.

Foi-nos apresentado um saboroso Bacalhau com Migas Regionais, Ovo de Perdiz e Batata à Lavrador, que ficou ainda melhor após ter sido regado com um pouco de azeite.

 

2015-Maio-Leiria-3

 

No final do almoço foram distribuidas lembranças.

 

2015-Maio-Leiria-4

 

 

Confraria no X Capítulo da Confraria Gastronómica de Almeirim

 

A nossa Confraria esteve presente no X Capítulo da Confraria de Almeirim, através dos Confrades António Ribau e Fernando Conde.


2015-Maio-Almeirim

 

 

Confraria no XIV Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal

 

Nossa delegação no XIV Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal

 

2015-Maio-Rabacal-2

 

2015-Maio-Rabacal-1


 

Confrade Homenageado pela CM Aveiro

 

Lauro Marques recebeu de Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro, a medalha de Mérito Cultural no feriado municipal de Aveiro a 12 de Maio de 2015.

O nosso Confrade Lauro Marques foi dirigente da ADERAV e antigo administrador da Junta Autónoma do Porto de Aveiro.

 

Maio-Lauro-2

 

 

Confraria "de volta" à Escola


A nossa Confraria esteve "de volta" à escola, mas desta vez foi para contar histórias dos Homens do mar e da Confraria. Assim se cumpre uns dos nossos designíos, passar saberes e experiências aos mais novos...

 

Maio-Confraria-Escola-1

 

Maio-Confraria-Escola-2

 

 

Confraria na Inauguração da Tasquinha do Leitão

 

Com a presença da nossa Confraria, da de S. Gonçalo, da dos Ovos-moles e da Pateira, além de muitos convidados foi inaugurada na Praça 14 de Julho em Aveiro, um espaço gastronómico só e dedicado ao leitão.

Propriedade de Raul Neves e Anabela Vieira, a Tasquinha do Leitão tem como ementas o Leitão à Bairrada, Feijoada de Leitão e Cabidela de Leitão.

 

2015-Tasq-Leitao-1

 

Segundo a nossa delegação, composta pelos Confrades, Pequeno e Hélder Viana, é um local digno de visita já que "o produto é de Qualidade"!

 

2015-Tasq-Leitao-2

 

 

Reunião Mensal da Confraria - Abril

 

Com a presença da maioria dos Confrades decorreu no restaurante TRAINEIRA na Gafanha da Nazaré a reunião de Abril da nossa Confraria.

Serviço a merecer nota máxima, com a feijoada de samos e línguas em destaque, seguindo-se bacalhau assado que estava um "esmero".

O Grão-mestre deu inicio à reunião com a Semana do Bacalhau em Miranda do Douro e fez o historial da presença da Confraria em vários Capítulos e outros eventos culturais, durante Março e Abril.

 

2015-JantarAbril-1

 

A presença do Amigo da Confraria, Albino Conceição José (Secretário de Estado dos Desportos e Juventude de Angola), teve direito a brinde já que sempre que vem de férias a Portugal faz questão em estar com a Confraria em fraterno convívio.

 

2015-JantarAbril-2

 

E a reunião terminou ao som da guitarra e vozes de João Mário Grave, Sérgio Pericão e do Grão-mestre, João Madalena!

 

2015-JantarAbril-3

 

 

Confraria na Inauguração do "Pássaro de Seda"

 

A Confraria esteve presente na inauguração da loja em Aveiro do "Pássaro de Seda", localizada na Rua Direita, onde o Bacalhau é reproduzido em peças de porcelana de rara beleza e feito pelas mãos da proprietária e criadora Maria João Cravo.

 

2015-PassaroSeda-1

 

2015-PassaroSeda-2

 

2015-PassaroSeda-3

 

 

Confraria no XIV Capitulo da Confraria Almas Santas da Areosa e do Leitão

 

No passado dia 18 de Abril, estivemos no XIV Capitulo da Confraria Almas Santas da Areosa e do Leitão em Aguada de Cima, através dos nossos Confrades Sérgio Pericão, Pedro Simões e Carlos Gomes.

Após o habitual pequeno almoço, seguiu-se o desfile pelas ruas de Águada de Cima, com a tradicional paragem para "reabastecimento" com Espumante da Bairrada.

 

2015-AlmasSantas-1

 

2015-AlmasSantas-2

 

O Capítulo realizou-se como de costume na Capelas das Almas Santas.

 

2015-AlmasSantas-3

 

Após a Cerimónia Capitular, seguindo-se o habitual almoço.

 

2015-AlmasSantas-4

 

O almoço, como manda a tradição, foi composto por Cabidela de Leitão à moda de Aguada de Cima, Galo à Confraria e Leitão Assado da Bairrada.

 

2015-AlmasSantas-5

 

2015-AlmasSantas-6

 

2015-AlmasSantas-7

 

A Confraria também tentou saber o segredo de tão bom Leitão Assado, quem sabe se o Confrade Sérgio Pericão ficou com o segredo?

 

2015-AlmasSantas-8

 

2015-AlmasSantas-9

 

 

Confraria no XXXI Capitulo da Confraria do Queijo da Cantábria

 

No passado dia 11 de Abril realizou-se em Santander (Espanha) o XXXI Capítulo da Confraria do Queijo da Cantábria.

Nele o nosso Confrade Tony Ribau, foi empossado como Confrade de Honra desta Confraria, que defende este Queijo tão saboroso.

 

2015-Cantabria-1

 

2015-Cantabria-2

 

2015-Cantabria-3

 

A delegação da nossa nossa Confraria foi composta pelos Confrades Fernando Conde, José Pequeno, Tony Ribau e João Moço Reigota.

 

2015-Cantabria-4


 

Confraria no VI Capitulo da Confraria Gastronómica do Dão


A nossa Confraria esteve em Viseu no VI Capitulo da Confraria Gastronómica do Dão.

 

Viseu-1

 

Viseu-2

 

A Confraria e a Srª. Bastonária da Ordem dos Advogados

Viseu-3


 

Assembleia Geral da Confraria Gastronómica do Bacalhau

 

Assembleia Geral da nossa Confraria, realizou-se no dia 8 de Abril no Hotel de Ílhavo, com a presença da maioria dos Confrades.

 

AG-Confrades

 

À ordem estavam os seguintes pontos: Aprovação de contas e do relatório da Direção, bem como eleição do novos Corpos Sociais.

O Confrade e Presidente da A.G., Ribau Esteves abriu a sessão seguindo-se apresentação do relatório e contas pelo Grão Mestre João Madalena, documentos que foram aprovados por unanimidade.

Até ao momento do inicio da sessão não foi presente nenhuma lista candidata, tendo o Grão Mestre cessante lembrando que já era tempo dos mais novos começarem a pensar a dirigirem a Confraria, mas como "ninguém avançou", voltou a candidatar-se com novos elementos cuja lista foi eleita por unanimidade.

O Confrade Vasco propôs um voto de louvor à Direção anterior, o que foi aceite com palmas por todos os presentes.

 

Corpos Sociais
Grão Mestre Conselheiro - José Agostinho Ribau Esteves
Mestres Conselheiros - Rui Dias e Vasco Fernando F. Lagarto

 

Direção

Grão Mestre - João Manuel João Madalena
Vice Mestre - José José-Paulo Vieira da Silva
Mestre Cerimonial -Hugo Coelho
Mestre Capitular - José Alberto Pequeno
Mestre Ecónomo - Agostinho Felizardo

 

Conselho Fiscal
Grão Mestre Ecónomo - António Pinho
Mestres Ecónomos - Sérgio Pericão e Eduardo Conde

 

AG-Direccao_2015

 

Da ementa constou: Pataniscas, bolos de bacalhau, carinhas fritas e feijoada de samos como entradas, seguindo-se sopa de peixe, Bacalhau Dávila e sobremesa.

 

AG-Bacalhau_Davila

 

No final, brindou-se aos novos Corpos Sociais, tendo João Madalena apelado ao apoio de todos aos novos elementos da Direção.

 

AG-Confrades-1

 

A primeira visita oficial da Nova Direção da Confraria foi à cozinha do bacalhoeiro Faina Maior.

 

AG-Direccao_2015-1


 
XVI Capítulo da nossa Confraria

Com a presença de 32 Confrarias do país/ilhas, Espanha, França e Bélgica, decorreu no passado dia 23 o nosso XVI Capitulo.

A recepção das Confrarias e convidados foi no Museu Marítimo de Ílhavo cujo auditório foi pequeno para tantos amigos.

 

XVIcap-1

 

XVIcap-2

 

XVIcap-3

 

XVIcap-4

 

João Madalena, Grão-mestre da Confraria, "abriu" os discursos com a sua eloquência habitual sendo o tema desta vez sobre o aparecimento de Confrarias que surgem conforme o estado espírito de alguns: "Hoje não tenho nada para fazer antes do meio-dia, vou fundar uma confraria" e como tal não há Federação que resista!


Terminou o seu vasto discurso com a lembrança dos nossos Confrades falecidos o que foi acompanhado com uma salva de palmas, algumas lágrimas correram pelos rostos de alguns!

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara e Confrade de Honra, agradeceu a presença de todos lembrando que este ano dois novos motivos de interesse a nível nacional e internacional irão surgir em Ílhavo, a renovação do espaço da Vista Alegre e a criação do ECOMARE, projecto da Universidade de Aveiro, junto ao jardim Oudinot.

 

XVIcap-6

 

Seguiu-se a troca de lembranças e a "patanisca de honra" acompanhada pela apresentação dos vinhos Alvarinho da Quinta de Santiago/Monção.

 

XVIcap-7

 

Na sala Cap. Francisco Marques decorreu a entronização dos Confrades de Honra, Rui Jesus, Chefe Pasteleiro e criador das Broinhas de Bacalhau, Chakall, Chefe de cozinha e amigo da Confraria há 5 anos e o Confrade da Confraria do Queijo da Cantábria, Miguel Saiz, pelo seu empenhamento na defesa e divulgação da gastronomia Ibérica em especial do queijo.

Foram também entregues dois Diplomas de Mérito, ao Cap. José Bixeirão, pela confeção já há dois anos da esplêndida Chora e ao jovem Henrique pelo prazer que tem em saborear bacalhau, ementa que não prescinde sempre que "pode"!

 

XVIcap-8

 

O almoço festivo foi servido no restaurante O Palheiro, e como manda a tradição, teve início às 13h com a presença de cerca de duas centenas de pessoas que durante toda a tarde se divertiram e puderam saborear a vasta ementa desde as línguas, carinhas, pataniscas, feijoada de samos, chora e bacalhau à Confraria confeccionado pelo nosso cozinheiro Jorge Pinhão. Os doces foram de autoria de algumas esposas dos nossos Confrades.

 

XVIcap-9

 

O repasto terminou com um brinde e Bolo de Aniversário da Confraria.

 

XVIcap-10

 

E a festa terminou já com a Lua e as estrelas no céu e com todos os nossos Confrades satisfeitos pelo "dever cumprido" na defesa e divulgação do Bacalhau, única razão da nossa existência.

 

XVIcap-11

 

XVIcap-12


Este Capitulo teve o apoio da CMI, vinhos Campolargo (branco/tinto/espumante) o Bacalhau foi da LIPORFIR tendo o Confrade Narciso oferecido, azeite, vinho doce e tinto.

 

XVIcap-5

 

 

ECOS NA IMPRENSA

XVIcap-13

XVIcap-14

 

XVIcap-16

 

XVIcap-17

 

Artigo na FECOGA (Federação Espanhola de Confrarias)

 

XVIcap-15

 

 


XVI Capitulo em fotos

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau - Trabalhos Iniciais - Parte 1

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau - Trabalhos Iniciais - Parte 2

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau - Trabalhos Iniciais - Parte 3

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau -Cerimónia de Entronização

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau - Almoço degustação de Bacalhau e derivados

 

 

 

 

2015 Confraria Gastronomica do bacalhau. Todos os direitos são reservados